Bicicleta segura

A+ A-

Andar de bicicleta é uma das atividades favoritas das crianças, né? E, pra que as pedaladas sejam seguras e divertidas, é importante que os pequenos usem os acessórios de segurança, como capacete, joelheira, cotoveleira, luzes e outros. E pra você entender melhor cada um deles, vem comigo:


Rodinhas: elas são muito importantes quando a criança tá aprendendo a pedalar pois ajudam os pequenos se equilibrarem em cima da bicicleta e dão segurança pra eles. Por isso, elas tem que ser fortes e ficar certinhas na bike. Se elas tiverem gastas ou tortas, a dica é trocar por novas. E, nesse caso, elas precisam ser próprias pro tamanho do aro da bicicleta, viu?


Capacete: esse é um acessório importante tanto pra criança pequena que usa rodinhas, como pras maiores. O capacete protege a cabeça, a testa e até o pescoço. E a dica é escolher um modelo leve, confortável, que cubra a testa e fique bem ajustado na criança. Ah, e ele também precisa ter aquela cinta que fica presa embaixo do queixo, tá?


Joelheira e cotoveleira: todo kit de segurança precisa ter esses dois acessórios. Eles são ideais pra quando a criança está preparada pra tirar as rodinhas da bicicleta. Afinal, é nesse momento que alguns tombos acontecem, né? E, mesmo depois que os pequenos já sabem pedalar, é bom continuar usando quando for tentar alguma manobra ou numa trilha.


Buzinas: ao contrário do que muita gente pensa, a buzina não serve só pra brincadeira, viu? Elas são ótimas pras crianças avisarem os carros e as pessoas que estão passando pelo lugar. Até quando elas crescem a buzina é útil, já que vai ser mais comum pedalar no trânsito.


Luzes de segurança: se você costuma levar as crianças pra pedalar à noite, a dica é ter luzes de segurança na bicicleta, tá? Além disso, dá pra colocar umas faixas com material que refletem a luz pra ajudar os motoristas a enxergarem que tem uma bicicleta na rua.


Suporte para garrafa de água: pra ajudar os pequenos a se hidratarem enquanto pedalam, uma boa dica é carregar uma garrafinha de água na bike. Elas também são um acessório de segurança, né?

Andar de bicicleta vai ser diversão garantida com segurança e proteção com os seus acessórios

 

Dicas para os pais

Além dos materiais de segurança, tem algumas dicas que são pros pais. Por exemplo, o melhor lugar pra levar as crianças pra pedalarem é nas ruas retas e com pouco movimento. Pode ser nas ciclovias e parques também, tá? E evite ladeiras, calçadas e lugares esburacados.


Outra dica é deixar os pequenos aprenderem a andar de bicicletas no tempo deles. Então, quando tirar as rodinhas, nada de empurrar eles, viu? A dica é segurar na parte de trás do banco ou no bagageiro e soltar eles aos poucos. Agora, se a criança não conseguir pedalar sozinha, pode colocar as rodinhas de novo, não tem problema, tá?


E uma dica importante é escolher uma bicicleta que seja do tamanho próprio pra idade e tamanho da criança. Assim, vai ser mais fácil e divertido pedalar.


Ah, e nada de levar as crianças pra pedalar quando estiver muito calor, hein. No verão, o melhor horário pra andar de bicicleta é antes das 9 horas da manhã ou depois das 5 da tarde.

Agora que você já tem as dicas pra uma pedalada super segura, confira os produtos no Magazine Luiza pra equipar o seu filho e a bicicleta.