Berço: escolha o ideal

A+ A-

Na hora de comprar os móveis pro quuarto do seu bebê, o berço é um dos itens principais, né? Já que ele será o cantinho gostoso onde ele terá um soninho tranquilo e seguro. E sabia que tem muitos modelos? Isso mesmo! Eles vão desde o convencional até o de viagem. Pra te ajudar a escolher, eu preparei algumas dicas, vem comigo! 

Escolhendo o bercinho

- Alguns pais ficam inseguros na hora de escolher o berço, principalmente por causa da segurança. Por isso, é importante ficar de olho no selo do INMETRO na hora de comprar, tá? 

- A primeira coisa que tem que ser olhada é se o berço é pintado com tinta atóxica, pra evitar contaminação por chumbo, porque o bebê vai ficar em contato direto com o móvel e ainda pode até dar umas mordidinhas, o que é bem comum quando os dentinhos começam a nascer.

- Outra coisa importante é prestar atenção no espaço entre as grades, que não pode passar de 6,5cm pra que seu bebê não prenda o braço, a perninha ou até a cabeça.

- Ah, e o colchão deve ter o tamanho ideal pra encaixar no berço, tá? Não pode ter espaço entre ele e o berço, pois seu bebê pode até ficar preso. Todo cuidado é pouco!

                  

Vários modelos e não sabe qual escolher?

- Os mais simples, não tem nichos ou gaveteiros. Além de ser dos mais baratos, dá pra regular a altura do estrado e a altura da grade, que facilita muito caso os papais precisem tirar o bebê do berço à noite. A dica é colocar o estrado mais acima nos primeiros meses! Mas assim que o pequeno começar a se movimentar melhor e a querer ficar em pé, é importante regular o estrado novamente, pra que ele fique seguro.

- Tem modelos que vêm com rodinhas e travas de segurança, assim você pode mudar ele de lugar com mais facilidade na hora de limpar o quarto do bebê, evitando também riscos e arranhões no chão.

- Pra te ajudar no dia a dia, alguns bercinhos mais modernos vêm com nichos, trocador de fraldas e até gaveteiro com puxadores fofinhos de bichinhos, com muito espaço pra você guardar roupinhas, jogos de cama e produtos de higiene. É uma boa opção pra você que tem pouco espaço pra acomodar outros móveis no ambiente!

- Ah, e tem também o mini berço, que é uma versão menorzinha do berço convencional. Eles podem chegar até 90 cm de comprimento por 65 cm de largura e 1,00 m de altura. É ideal pra ambientes pequenos, já que acomodam bem o seu bebê sem ocupar tanto espaço. E se o bebê for dormir no quarto dos pais, essa pode ser uma boa solução pra aproveitar melhor o espaço. O bom é que, apesar de mais leves e compactos, eles também são seguros.

- Já o bercinho multiuso é muito versátil. Alguns modelos desse tipo de berço vem com a parte do trocador de fraldas, que depois pode ser um mini rack, escrivaninha ou estante. Já o berço pode virar uma cama quando o bebê tiver mais crescidinho, o que é bem legal se você quer reaproveitar o móvel por mais tempo e ainda economizar.
 
Soninho gostoso em qualquer lugar

- Pros papais que viajam bastante, a dica é escolher o berço portátil. Ele é fácil de montar e desmontar e tem rodinhas com travas pra te ajudar na hora de mover ou transportar o bercinho. E diferente dos outros modelos, esse não tem grades ou estrado pra regular a altura. Agora, também têm alguns que são super completos, com espaço pra trocador de fraldas ou nicho nas extremidades pra colocar produtos de higiene.

- Também tem o cercadinho desmontável, que é uma ótima opção como o berço nos primeiros meses de vida. A maioria tem até rodinhas com travas, que ajuda na hora de mudar de lugar. Confortável e seguro, ele tem um acabamento que pode ser lavado com água e sabão neutro pra evitar acúmulo de poeira. É só remover os itens em plástico e aço. Ah, e tem alguns que ainda tem espaço pra colocar objetos, como brinquedinhos, fraldas ou produtos de higiene do bebê. Demais, né?

Agora é só escolher o bercinho do seu filho aqui no Magazine Luiza!