Bateria do notebook

A+ A-

bateria-do-notebook

Gente, não dá pra abrir mão da tecnologia no dia a dia, né? Seja pra trabalhar ou só pra entretenimento, tem muita gente que tá sempre conectada. E apesar do smartphone e tablet ajudarem bastante em algumas atividades, ainda tem coisas que só o notebook pode ajudar.

Mas quem tem um notebook em casa sabe que uma grande preocupação é com a duração da bateria. Afinal, ninguém quer ficar dependente da tomada, né? Por isso, dá uma olhadinha nas dicas que eu separei aqui pra te ajudar a economizar bateria.

Antes de conhecer os procedimentos, primeiro você tem que entender o que pode tá consumindo a sua bateria. Normalmente, o brilho de tela alta, seguido da placa mãe, processador, gráficos, disco rígido e rede podem comprometer bastante a durabilidade. Por isso, preste bastante atenção nas configurações, viu?

Reduza o brilho da tela
O brilho da tela, quando tá no máximo, reduz a vida útil da bateria. E não é só isso: é prejudicial à visão e pode até provocar fortes dores de cabeça. Então, a dica é diminuir a intensidade da luz do seu notebook. E fazer isso é muito simples. É só ir no Painel de Controle> Sistema e Segurança> Opções de Energia.

Desative o Bluetooth e a rede Wi-Fi
Os recursos de conectividade também podem diminuir bastante a energia, tá? Por isso, sempre que não tiver usando, desative. Mas, se você necessita do Wi-Fi o tempo todo pra suas atividades, é possível desativar alguns componentes de hardware que você não usa. Um exemplo é a  placa de rede que mesmo não utilizada, fica ativa a todo momento. E isso consome a bateria, sabia? E pra desativar alguns hardwares, basta ir em Iniciar> Painel de Controle> Sistema e Segurança> Sistema> Gerenciador de Dispositivos. Desabilite todos os que você não usa e pronto!

Retire todos os dispositivos conectados às portas externas
Mouse USB, pen drive, cartão de memória, modem 3G e HD externos conectados nas portas externas do seu notebook drenam sua bateria facilmente. Por isso, assim que terminar de usar um desses dispositivos, desconecte eles e só use quando for realmente necessário, viu?

                        

Não ligue e desligue seu notebooks várias vezes ao dia
Isso é um hábito muito comum, mas totalmente errado. Desligar e ligar o notebook várias vezes ao dia consome bateria, pois reiniciar exige bastante do sistema operacional e do hardware. Vale lembrar que, com o tempo, seu dispositivo pode até apresentar alguns danos. Uma dica é colocar no notebook no modo standby, em casos de reuniões e saídas pro almoço. 

Feche os programas em segundo plano
Ao ligar o seu notebook, o Windows inicia alguns programas em segundo plano. Então você pode fechar eles e usar somente os programas que você precisa. Pra fechar, é apertar as teclas Crtl+Alt+Del. Nisso, vai abrir uma tela do sistema operacional, onde você vai ver a última opção Iniciar Gerenciador de Tarefas. Clique e visualize os programas em segundo plano e feche eles. Fácil, fácil!

Dispense os softwares pesados
A não ser que seu notebook esteja conectado ao carregador, não utilize programas pesados, como games, editores de imagens e vídeo, etc. Isso porque esses tipos de softwares exigem bastante da placa mãe, gráficos, CPU e tela. Se for algo indispensável, ligue seu notebook na tomada.

Desligue a tela quando não for usar
Pra baixar e ouvir músicas, vídeos, jogos, aplicativos, documentos e outros arquivos, não é necessário que você fique com o monitor ligado o tempo todo, tá? Então, a dica é desligar e otimizar a sua bateria. Alguns notebooks tem uma tecla de atalho pra isso, mas você pode fazer manualmente.

É só ir em  Iniciar> Painel de Controle> Sistema e Segurança > Opções de Energia. Selecione a opção Alterar Configurações do Plano, dependendo do modo de economia que você escolheu, e vá em Desligar Vídeo, que fica na coluna Na bateria. Escolha os minutos que deseja que o notebook desligue a tela. Ah, 3 minutos, é uma boa, tá? Quanto menor o tempo, mais energia seu notebook terá.

Essas dicas fazem uma baita diferença na otimização da bateria. Teste agora e aproveite seu notebook por bem mais tempo longe da tomada!