Banquetas: escolha as suas

A+ A-

Banquetas ao redor de balcões e bancadas ajudam a deixar o ambiente mais descontraído, não é mesmo?! Se gostou da ideia, mas não sabe como escolher? Então fique de olho nessas dicas  que separei pra te ajudar!


De olho na altura
A primeira coisa que tem que saber é a altura da sua bancada. Quanto mais alta for, mais alta será sua banqueta. Por exemplo, se a bancada fica a 75 centímetros do chão, procure banquetas com 40 a 45 centímetros de altura. A regra é simples: calcule a distância das bancadas até o chão e diminua 25 centímetros pra escolher as banquetas. Agora, se você quiser mais versatilidade, procure por banquetas com ajuste de altura!

                                          banqueta-stylo-cromada-mediadesign-final-207799500.jpg
 
Com encosto ou sem encosto?
Essa é uma decisão que tem mais a ver com seu gosto. Porém, se quer visar o conforto, então
banquetas com encosto são ideais. Além disso, se você tem crianças em casa é melhor ter banquetas com encosto por uma questão de segurança.

                                             banqueta-em-madeira-altatramontina-in-casa-naturalle-210149800.jpg

A regra pra escolher encostos é bem simples, na verdade. Eles devem ficar alinhados com a base das suas costas, uns quatro ou cinco dedos acima do quadril, sabe? Os encostos ajudam também a compor melhor o ambiente, pois dão aquele ar mais moderno e diferenciam as banquetas dos bancos comuns.
 
Todas iguais?
Se você olhar rapidamente, pode ter a impressão que todas as banquetas são iguais. Mas, cada uma tem seu estilo, sabia? Cozinhas com ar clássico pedem mesmo peças iguais, o que não quer dizer que você não possa usar a mesma peça em cores diferentes.

 

                          

banquetas-escolha-as-suas

As banquetas ficam ótimas em cozinhas americanas


 
Já estilos moderninhos, contemporâneos, têm mais chance pra ousar e podem utilizar banquetas de diversos modelos e cores, criando um efeito colorido e descontraído. Uma cozinha rústica também pode se valer dessa regra e apostar em diferentes modelos e materiais: alguns de junco, outros de madeira, por exemplo.

 

 

Material
Tem banquetas disponíveis em todo tipo de material: madeira, junco, acrílico, aço, com revestimento em couro e assim por diante. Alguns materiais são associados a certos estilos como a madeira e o rústico ou o acrílico e o moderninho, mas nada impede que você encontre uma peça de acrílico em uma cozinha elegante e uma peça de madeira no moderninho. Tudo vai depender do design e da cor.
 
Por fim, lembre-se que você está criando um conceito e é justamente por isso que as peças não precisam ser 100% iguais. Hoje em dia está em alta o chamado ?mix? na hora de decorar, ou seja, misturar peças mesmo.

                        

banquetas-escolha-as-suas

Cores e estilos diferentes, deixam a decoração bem moderna

 

O importante é que no resultado final, as banquetas junto da cozinha, transmitam o estilo que você quer: moderno, clássico, elegante, rústico ou descontraído. Assim, você terá um cantinho aconchegante pra curtir com a família e amigos na sua cozinha!

 

E aí, pronto pra criar um cantinho diferenciado em sua cozinha ou área gourmet?