Balança do banheiro

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Gente, balanças podem ser inimigas ou aliadas de seus donos, né? E, você sabia que ela existe em diferentes modelos? Pois é, se a ideia é só dar uma passadinha uma hora ou outra pra conferir o peso, os modelos mecânicos dão conta do recado. Mas, esse tipo de balança vai te dar o peso tota, então não vai ter as vantagens que os modelos mais recentes oferecem.

Agora, se você tem que fazer um acompanhamento médico, com uma dieta rigorosa e atividades físicas, os modelos digitais, são ideiais. Eles marcam o peso com precisão, calculam a taxa de gordura, de líquido e de aumento de massa muscular. Demais, né?

Pra aproveitar ao máximo sua balança digital, procure modelos que tenham memória pra vários perfis de usuários. Assim, quando você criar um perfil, as balanças digitais vão medir sua taxa de gordura e, além disso, vão apresentar uma referência de peso ideal e até o consumo calórico pra manter seu peso ou pra alcançar o peso ideal.

Tem alguns modelos que têm até o que chamamos de bioimpedância elétrica. Nela, você entra com seus dados, como altura, idade, sexo e nível de atividade e a balança já dá seu peso e um gráfico apresentando o seu estado físico. Legal, né?

Antes de subir na balança, lembre-se:

- O ideal é se pesar a cada 10 ou 15 dias, sempre na mesma balança, no mesmo turno, com a mínima quantidade de roupa possível e no meio da semana , pois no final de semana sempre relaxamos um pouco no cuidado com a alimentação, o que influencia no peso.

- Não use apenas a balança como parâmetro. Um espelho ajuda a perceber as mudanças do corpo. Compare suas medidas com fita métrica - cintura, abdômen, coxas.

- Lembre que tem situações em que seu corpo acumula líquidos e isso afeta os resultados na balança. O ciclo menstrual, por exemplo, ao alterar o equilíbrio hormonal acaba fazendo o corpo feminino reter líquido.

Agora que já tem uma noção maior de como escolher a sua balança, saiba como utilizá-la e, principalmente, como manter o peso.

Controle a balança. Controle a sua saúde.

O excesso de peso associado ao grande acúmulo de gordura no organismo é um dos maiores vilões contra a saúde. A obesidade normalmente começa pela falta de atividades físicas junto com uma alimentação errada. Esse problema pode levar a doenças como hipertensão, doenças cardio-vasculares, diabetes, apnéia do sono, infertilidade e até câncer. Fatores genéticos também podem influenciar no ganho de peso.

A obesidade é diagnosticada pelo cálculo do IMC, que é a sigla de índice de massa corporal. Ele pode ser medido fazendo a divisão do seu peso em quilogramas ela altura em metros elevada ao quadrado. O resultado vai falar seu grau de obesidade. Veja o quadrinho abaixo pra entender melhor. Pra evitar surpresas desagradáveis no futuro, é importante ficar de olho na balança e começar um programa de prevenção desde cedo, tá? A boa notícia é que, com a ajuda de balanças cada vez mais modernas, e com programas personalizados, você pode se cuidar sem sair de casa. Assim, você poderá medir o peso vestindo sempre as mesmas roupas, o que garante um acompanhamento melhor.

IMC ( kg/m2)  

Grau de Risco

Tipo de obesidade

18 a 24,9

Peso saudável

Ausente

25 a 29,9

Moderado

Sobrepeso ( Pré-Obesidade )

30 a 34,9

Alto

Obesidade Grau I

35 a 39,9

Muito Alto

Obesidade Grau II

40 ou mais

Extremo

Obesidade Grau III )Mórbida)

Verdades e mentiras sobre a balança

-As mulheres tem que ficar atentas a mudança de peso durante o ciclo menstrual. Neste período, é comum que o organismo retenha água, fazendo com que ocorra um aumento temporário de peso.

- Durante o período menstrual também é comum que aconteça uma mudança no comportamento alimentar, que pode levar a uma compulsão por doces, principalmente o chocolate. Alguns estudos afirmam que este desejo em particular pode estar ligado a uma deficiência de ferro. Portanto, tente substituir a tentação.

- Não adianta pular na balança várias vezes por dia. O nosso peso se altera do momento em que acordamos até a hora de dormir. Para garantir um acompanhamento sem falhas, pese sempre no mesmo horário. O ideal é pela manhã, assim que acordar.

Legal, não? Que tal escolher sua balança agora e começar a cuidar da sua saúde?