As melhores tábuas pra sua cozinha

A+ A-

Gente, é indispensável ter uma boa tábua de corte na cozinha, né? E como tem vários modelos dela, eu preparei algumas dicas pra te ajudar a escolher a ideal pro seu dia a dia! Vem comigo que eu te conto as diferenças entre todos os tipos de tábua de corte.


Madeira - as tábuas de madeira são as mais tradicionais da cozinha. E elas também são as ideais pra usar num churrasco, viu? Porque como são pesadas, elas ficam bem firmes na hora de cortar e servir as carnes.


Agora, como a madeira é super porosa e pode rachar, mofar, manchar e pegar bactérias com facilidade, ela precisa de cuidados especiais, tá? Por exemplo, tem que lavar sua tábua de madeira assim que usar ela. Outra dica é desinfetar ela uma vez por mês ou sempre que sentir necessidade. Se puder secar no sol após lavar, melhor ainda.


Plástico - essa é a opção mais econômica pra cortar todo tipo de alimentos, viu? E essa tábua é muito prática também, tanto pra usar no dia a dia como pra lavar. Agora, apesar de ela não mofar, pode ser que fique amarelada com o tempo e manche com alimentos. E ela também é porosa como a de madeira e, por isso, precisa ser desinfetada com a mesma frequência pra não ter problemas com bactérias.


Ah, e o plástico também é menos resistente a altas temperaturas. Então, não use na churrasqueira.


Polietileno - esse material é um tipo de plástico melhorado por meio da tecnologia. E as tábuas feitas com ele são menos porosas. Então, são muito mais resistentes a bactérias do que os modelos que te falei antes, tá? Inclusive, esse material é muito resistente a quedas, batidas, riscos, calor e frios extremos. Além disso, ele não desbota!


E tem mais! Por ser mais grosso e pesado que as tábuas de plástico, o polietileno te dá mais segurança na hora de cortar alimentos sem medo de eles escorregarem. Aí sim, hein?


Bambu - gente, essa é uma alternativa chique, bonita e tão bacana quanto a madeira, viu? Aliás, é melhor, porque é menos poroso, o que significa que a gordura e o cheiro não vão penetrar na sua tábua de bambu, que também é super resistente a rachaduras, riscos, água e mofo.


Ah, e o bambu é um antibacteriano natural! Então, pode cortar carnes, frangos e tudo que quiser tranquilo. Depois de usar, é só lavar e guardar sem se preocupar com germes. Prático, né?


Vidro - a tábua feita com ele é um coringa na cozinha! Além de serem lindas, elas duram por muito tempo e são as únicas que podem vir com estampas. Então, dá pra você ter várias tábuas temáticas pra usar no dia a dia, por exemplo.


Outra vantagem das tábuas de vidro é que elas não pegam bactérias, não riscam, não desbotam, não pegam mofo e são seguras. Você ainda pode escolher os modelos que vêm com pezinhos ou borrachinhas antiderrapantes pra ela não escorregar na hora de cortar alimentos. E o mais legal é que as tábuas de vidro são praticamente inquebráveis, mas, se quebrar, elas não estilhaçam. Assim, o risco de alguém se cortar é menor. Demais, né?


Silicone - é o material mais flexível da lista. Moderno e fácil de lavar, essa tábua não deforma, não risca, não mancha, é antiderrapante e não pega mofo nem bactérias. Quanta qualidade, hein?


A tábua de silicone é tão prática que agrada muita gente! E você também pode dobrar ela pra jogar os ingredientes na panela sem o risco de algum cair ou espalhar! Muito bom, né?


Tipos de tábua de corte

Olha, quando se fala em variedade, tem tábua de corte pra todos os gostos! Dá pra encontrar modelos redondos, quadrados, retangulares, bem fininhos e grossos. Pra você ter uma ideia, as redondas, principalmente as mais grossas de madeira, são ótimas pra desossar carnes e seguram bem o impacto do martelo de cozinha. Já as super grossas, que são mais pesadas, podem ficar fixas na bancada, tá?

Outra coisa que você precisa levar em conta, além do tamanho da tábua, é se ela é prática. Tem tábuas de madeira ou de bambu que encaixam na cuba da sua pia, por exemplo. Isso facilita muito na hora de cortar alimentos, viu?


E como eu te falei, as de silicone são fantásticas pra quem é desastrado e costuma derrubar as coisas na cozinha, já que dá pra colocar os alimentos na panela sem precisar da ajuda de uma faca, sem desperdício e sem chance de deixar cair nada, tá?


E aí, gostou dessas sugestões? Aqui no Magazine Luiza tem muitos modelos de tábua de corte. É só escolher o ideal pra você!