Ar condicionado veja como instalar

A+ A-

Quer comprar um ar condicionado pra sua casa, mas não sabe muito bem como instalar? Isso é normal! Afinal, tirando o ar-condicionado portátil, todos os outros precisam de alguns ajustes antes de serem ligados. Quer saber melhor como fazer essa instalação? Então, vem comigo que eu te conto!


Instalando o ar condicionado
Olha, a primeira coisa é decidir se você vai instalar sozinho ou se prefere contratar alguém especializado, tá? Se acha melhor que um técnico faça esse serviço, eu tenho algumas indicações de quem pode te ajudar. É só clicar
aqui!

Agora, se vai ligar o ar condicionado por conta própria, daí eu preciso te explicar algumas coisas. Pra começar, seu trabalho vai ficar bem mais fácil se você comprar um kit de instalação, pois nele costuma ter todos os acessórios e peças que você vai precisar, como tubos de alumínio com isolamento, porcas, cabos, etc.


Escolhendo o local
Na hora de escolher o lugar pra instalar seu
ar-condicionado, a dica é deixar ele mais perto do teto, tá? Assim, o vento não vai direto nas pessoas. Ah, e tente deixar o aparelho bem centralizado pra refrigeração alcançar todos os cantinhos.

Outra dica pra instalação do ar-condicionado é manter o evaporador, aquela peça que transforma o ar quente em frio, longe de fontes de calor. Também não pode ficar em cima de equipamentos eletroeletrônicos, pois pode pingar água do seu ar-condicionado. Já pensou queimar a televisão por causa disso?

No caso do ar-condicionado de janela, aquele que parte da estrutura fica do lado de fora, o ideal é escolher a janela principal da casa pra instalar. E se você mora num prédio, veja com o síndico se é permitido mexer na parede, tá? Isso é importante porque nem sempre é permitido mudar detalhes da fachada do prédio.


Serviço de instalação
Dependendo do aparelho de ar condicionado, a
instalação é mais complexa. Pelo trabalho que dá, se você puder pagar, vale a pena contratar uma empresa especializada, viu?

É que pra instalar o ar-condicionado você pode precisar instalar tubulações pro ar gelado, cabos, colocar carga de gás de acordo com o modelo do aparelho, colocar o suporte pra unidade condensadora que vem nos modelos split etc. Às vezes, precisa até mexer em canos de água. E aí, é melhor ter profissionais olhando tudo de perto.


Ah, e lembre: se quiser indicação de alguém pra fazer a instalação, eu tenho algumas sugestões aqui.


Agora que você já conhece várias dicas pra instalação do ar-condicionado, que tal escolher o seu modelo favorito aqui no Magazine Luiza? Dê adeus ao calor!