Aprendendo com diversão

A+ A-

Sabia que andar de bicicleta é uma atividade muito boa pras crianças? Isso mesmo! Além de ser super divertido, é um exercício que ajuda elas a desenvolverem a coordenação motora e o equilíbrio. Mas ensinar os pequenos a dar as primeiras pedaladas nem sempre é fácil. Por isso, eu separei algumas dicas pra te ajudar!


Comprando a bike

Pra começar é bom você saber que a partir dos dois anos as crianças já podem deixar os triciclos de lado e começar a andar de bicicleta. Mas, isso não é uma regra, tá? O mais importante é respeitar o tempo delas. Então, vai ensinando aos pouquinhos, até ela se acostumar.


Na hora de comprar a bike, a dica é escolher um modelo que seu filho consiga apoiar os dois pés no chão quando tiver em cima da bicicleta, assim, ele vai se sentir mais seguro.


Garantindo a segurança

Uma dica importante pra quando seu filho tiver começando a dar as primeiras pedaladas é ensinar ele sobre a importância de usar capacete e joelheiras. Converse com os pequenos e faça com que eles se acostumem com os acessórios. Eles têm que saber que usar esses equipamentos de segurança vai ajudar eles a não se machucarem.


Ah, e antes de sair pra ensinar seu filho, veja se os freios da bike tão funcionando direitinho! Outra dica é levar garrafinhas de água e passar protetor solar, afinal, cuidar da saúde é prioridade, né?


E, pro seu filho aprender a pedalar sem problemas, a dica é levar ele em ruas sem movimento, retas e sem buracos! Outros lugares legais são parques, praças, ciclovias e ciclofaixas. Evite lugares perto de garagens, ruas com muito movimento de carro ou calçadas em que passa muita gente, tá?


Tirando as rodinhas

É super normal que as crianças fiquem com medo de tirar as rodinhas, viu? Nessas horas, o pai ou a mãe precisam acalmar as crianças e passar segurança pra elas. Mas, se mesmo assim ela não quiser pedalar sem as rodinhas, não tem problema! Respeite o tempo dela e continue ensinando como antes.


Agora, se o pequeno aceitar tirar as rodinhas, a dica é ajudar ele a se equilibrar, segurando a bicicleta por trás. Aos poucos, pode ir soltando a bike e deixando ele seguir sozinho, sem chamar muito a atenção. Se ele cair, não se desespere, viu? Isso é normal. Mas é importante estar por perto pra acalmar seu filho e fazer ele saber que cair faz parte!


Tá pronto pra ajudar seu filho a dar as primeiras pedaladas? Então, escolha a bicicleta infantil ideal pra ele e podem se divertir!