Aprenda limpar a fragmentadora de papel

A+ A-

Gente, a fragmentadora de papel precisa ser bem cuidada pra conseguir picotar todos os documentos rapidinho e sem nenhum problema, viu? Por isso, eu vou te dar algumas dicas simples sobre como deixar ela pronta pra funcionar! Vem comigo!


Descartando o papel

A maioria dos modelos de fragmentadora de papel já vem com um recipiente ou lixeira própria. E olha, é bem fácil tirar e recolocar o recipiente, tá? Assim, tudo que for picado já fica separado certinho pra ir pra reciclagem ou ser descartado.


Tirando o pó

Mesmo que você não use a fragmentadora de papel todos os dias, é importante limpar ela de tempos em tempos, viu? O ideal é tirar o pó dela uma vez por semana, no mínimo.


Pra fazer isso, é fácil! É só desligar a máquina da tomada, pra evitar qualquer acidente, e usar uma flanela seca e macia pra remover a poeira.


E se a fragmentadora de papel tiver muito suja, pode umedecer o pano com água, tá? Depois, passe outro pano seco pra tirar a umidade.


A fragmentadora de papel entupiu! E agora?

Quando você coloca muito papel de uma vez, ela pode entupir e parar de funcionar. O bom é que é fácil resolver isso.


- Primeiro, tire todos papéis que ficaram na lixeira ou cesto da máquina. No painel de controle da fragmentadora, procure por um botão que esteja escrito Reverse ou Reversão, isso vai depender do modelo.

- Depois, aperte o botão Reverse e espere a fragmentadora devolver o papel que ainda não foi picotado.


Se isso não funcionar, desligue a fragmentadora da tomada e tente puxar as folhas de papel delicadamente com as mãos. Tem que ser bem suave mesmo pra não danificar o aparelho, viu?


Faça manutenção preventiva

Pra ter certeza que sua máquina vai funcionar direitinho, é bom fazer essa manutenção todo mês, viu? E é bem simples! Basta colocar algumas gotas de lubrificante em óleo específico pra máquinas e equipamentos numa folha de papel e colocar ela na fragmentadora. Prontinho!


Se você achar mais prático, tem a folha limpadora e lubrificadora! Ela é feita especialmente pra ser usada na fragmentadora de papel e pode ser comprada em pacotes, como esses de papel sulfite.


A folha limpadora previne contra ferrugem, ajuda a manter os cortes das lâminas afiados e aumenta a vida útil da sua fragmentadora de papel. E não tem segredo pra usar: é só colocar a folha na fragmentadora como se fosse picotar o papel. Facinho, né?


Quer trocar de fragmentadora de papel? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos! É só escolher!