Aprenda até brincando!

A+ A-

Gente, os jogos de estratégia fazem sucesso com a família, amigos e envolvem todo mundo pra brincar, viu? E o legal é que eles até ajudam a melhorar o raciocínio das crianças, mostrando como encontrar soluções e resolver problemas bem rapidinho. E tudo isso brincando! Não é demais? Agora, se você ficar em dúvida sobre qual desses jogos escolher pros pequenos, eu tenho algumas dicas bem legais. Vem comigo!


De 5 a 6 anos

Aos cinco anos, a criança já começa a criar o seu círculo de amiguinhos na escola e na vizinhança, né? E os joguinhos de estratégia que envolvem mistério ou aqueles de faz de conta bem simples são ótimos pra elas, porque trabalham o raciocínio lógico pra descobrir coisas, tomar decisões e fazer escolhas. Eles ensinam até a esperar a sua vez, já que podem ser jogados com vários coleguinhas. Muito bom!


Tem vários tipos de jogos pra essa fase, como o dominó com os personagens favoritos das crianças, brincadeiras de detetive baseados em livros ou séries de tv infantis, como o jogo de tabuleiro dos Detetives do Prédio Azul, e joguinhos de lógica. Demais!


Com 5 anos a criança já pode ganhar um joguinho que ensina estratégia


Entre 7 e 9 anos

A partir dos 7 anos é mais fácil entender regras um pouco mais difíceis, tá? Por isso, os jogos de estratégia dessa fase podem ensinar a como lidar com dinheiro e outras questões do dia a dia. Já que é quando a criança começa a sair do faz de conta e se interessar mais pelo mundo real e coisas de adulto!


Nessa fase, os jogos como Banco Imobiliário Junior, Monopoly, Loto ou Jogo da Mesada são ótimos e ajudam a usar o raciocínio pra fazer contas, pensar rápido, lidar com as consequências das decisões e se planejar pra não perder o jogo nem ficar em desvantagem. Aí sim, hein!


Jogo da Mesada ensina a lidar com o dinheiro no dia a dia


Outros jogos bem legais de estratégia pros pequenos dessa faixa etária são os clássicos, como o xadrez, dama e ludo, que trabalham a concentração, precisam de pensamento rápido e ensinam a fazer a melhor jogada!


O xadrez ensina a pensar com estratégia


10 anos ou mais

A partir dos 10 anos, jogos como War, Banco Imobiliário tradicional, Detetive e Jogo da Vida também fazem muito sucesso! Isso porque eles exigem muita estratégia e atenção e são bem desafiadores, viu?


O jogo de estratégia War ganhou versões bem diferentes, como essa com os Vikings


Quer saber mais sobre jogos de estratégia que fazem sucesso? Então clica aqui que eu tenho algumas dicas bem legais pra você!


Agora, que tal escolher um jogo de estratégia bem divertido aqui no Magazine Luiza, hein? Tem vários, pra crianças e adultos! Com eles a diversão é garantida!