Antropologia: do passado ao futuro

A+ A-

Sabia que a antropologia é uma ciência que estuda o ser humano? Pois é! E ela pode ser dividida basicamente em duas partes. Tem a antropologia social e cultural, que busca entender os hábitos, costumes, arte, crenças, língua e a religião das pessoas, e a antropologia biológica ou física, que estuda a evolução humana. Agora, quer dicas de livros bem legais pra conhecer bem todos esses assuntos? Então vem comigo!


Antropologia

Olha, pra começar vale a pena ler esse livro, da editora Contexto, porque ele fala da importância da antropologia pros dias de hoje e pro futuro. Ele é ideal pra estudantes, professores e pra quem trabalha na área das ciências humanas, como administradores ou advogados.


Esse livro tem como foco a antropologia cultural tá? E uma vantagem dele é a linguagem do texto, que é bem fácil de entender. Então, você vai conseguir tirar muitas dúvidas de assuntos que vão desde a evolução do Homo sapiens até os mistérios dos rituais e da religião. Legal, né?

Esse livro escrito pelo antropólogo Mércio Pereira Gomes é fácil de ler e entender


Aprender antropologia

Já esse é um livro bem importante pra quem quer conhecer os conceitos mais básicos da antropologia! Isso porque ele é bem simples e didático, então é indicado pra quem tá começando a estudar o assunto.

Aprender Antropologia é um livro essencial pra entender a importância dessa ciência


O povo brasileiro

Esse é um livro muito legal pra conhecer o passado e entender o presente do povo brasileiro, viu? Ele é da editora Global, foi lançado em 1995 e já tá na 3ª edição! O livro fala de questões culturais e étnicas do país, como o Brasil sertanejo, crioulo, caboclo, caipira e sulino. Então vale pra quem quer conhecer todas as regiões!

Essa é a terceira edição do livro O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro


Antropologia da cidade

Já neste livro, da editora Terceiro Nome, o autor faz um estudo antropológico do ambiente urbano, ou seja, das grandes cidades! Ele fala sobre as relações de identidade, globalização, fronteiras e por aí vai, em cidades como Salvador, Cali, na Colômbia, e Lomé, no Togo.

Esse livro é muito legal pra entender a antropologia das cidades


Antropologia médica

Esse livro faz parte de uma coletânea da Fiocruz, da editora Europa, que estuda cultura, sociedade e saúde, ou seja, com temas bem relacionados à medicina. Interessante, né?


Ele fala, por exemplo, da criação de programas de saúde e de outras iniciativas nessa área. Muito bom!

Esse livro é ideal pra quem quer estudar a antropologia médica


Agora é só escolher o melhor livro e começar a leitura! Aqui tem algumas dicas pra você montar o seu cantinho de estudos!


Gostou de todas essas dicas? Aqui no Magazine Luiza tem vários livros incríveis sobre antropologia! Vem conferir!