Alimentos importantes no dia a dia

A+ A-

                

Ter uma alimentação balanceada é muito importante pra saúde e disposição. Todo mundo sabe disso! Só que é difícil comer no dia a dia a quantidade correta de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, né? Mas dá pra melhorar a qualidade das suas refeições entendendo um pouquinho melhor sobre as diferenças entre alimentos industrializados e naturais. Vem comigo que te explico.


Alimentos Naturais


Os alimentos naturais são as verduras, legumes, frutas, carnes, leite, ovos, peixes e aves que costumam vir direto da natureza. Eles devem ser os alimentos principais, viu? Claro que muitos deles passam por um processo de industrialização até chegar na sua mesa. Mas mesmo assim, eles têm mais nutrientes do que os produtos que passam por vários processos industriais, como as bolachas, por exemplo.


E pra conseguir todos os benefícios pra sua saúde, você precisa consumir os alimentos naturais na quantidade certa, hein? O ideal é comer todos os dias, em média:


1- Seis porções de carboidratos, como os pães, massas, arroz, batata e cereais
2- Três porções de frutas
3- Três porções de legumes e verduras
4- Três porções de queijo, leite ou iogurte
5- Uma porção de carnes ou ovos
6- Uma porção de óleos e gordura
7- Uma porção de açúcares e doces


E pra ter alimentos mais saudáveis na sua cozinha, é só  escolher os orgânicos, que são fabricados sem o uso de agrotóxicos. É bom pra você e pro meio ambiente!


Alimentos Industrializados


- Alimento industrializado é aquele que passa por vários tipos de processo dentro das indústrias, tá? O leite, o queijo e o iogurte, por exemplo, passam pelo processo de pasteurização, que serve pra deixar os alimentos limpos e livres de bactérias.


- Outros alimentos, como a farinha de mandioca, o arroz e o feijão, passam apenas pelo processo de trituração e de separação de resíduos, que é pra tirar a sujeira dos alimentos.


- E ainda tem outros produtos que passam por processos maiores e que dão origem a outros tipos de alimentos, como refrigerantes, molhos, café em pó, temperos, barra de cereais, misturas de bolo e muito mais. A variedade é enorme e são ainda melhores quando você escolhe aqueles com nutrientes e vitaminas, viu?
 

- Uma das grandes vantagens dos alimentos industrializados é a praticidade no dia a dia. As barrinhas de cereais, por exemplo, são ótimas pra matar a fome entre o almoço e o jantar. Agora, se quiser algo que sustente um pouco mais, um pacotinho de aveia instantânea é uma boa opção. É só colocar leite e, se quiser incrementar um pouco a receita, misture com chia.


Mas o ideal é consumir todos os alimentos, naturais ou industrializados, com moderação, hein? Nada de exageros!


Ah, e se quiser preparar uma alimentação mais saudável, pode conferir essas dicas aqui.


No Magazine Luiza você encontra todos os alimentos necessários pro seu dia a dia. Aproveite e renove agora a sua despensa!