Adegas climatizadas

A+ A-

                                           adega-climatizada

Sabia que o vinho precisa de condições de armazenamento especiais pra não perder suas propriedades? Isso mesmo! Até o calor em certas épocas do ano pode prejudicar os vinhos que não podem ficar muito tempo guardados. Por isso, se você gosta de vinho, é ideal ter uma adega climatizada na sua casa. Ainda não conhece ela? Então vem comigo.

 

O que é uma adega climatizada?

À primeira vista ela se parece com um frigobar, mas por dentro é um pouco mais sofisticado. E a grande vantagem de ter uma adega em casa é que elas conseguem manter a temperatura constante e regulável. Alguns modelos têm até nichos com temperaturas diferentes, uma para cada tipo de vinho. Aí sim, hein?


Além disso, as adegas podem ter controle de trepidação da umidade, sistema de ventilação interna antimofo e até fechadura e alarmes, que avisa se a temperatura subir ou se a porta for esquecida aberta. Demais, né?


Função das adegas

E gente, essas vantagens das adegas é que as propriedades do vinho podem mudar com alterações no meio ambiente, como calor, mudanças bruscas de temperatura, luz, trepidação, baixa umidade e odores fortes. Por isso, é importante ter um lugar especial pra guardar o vinho.


Condições ideais

As condições ideais pra guardar uma garrafa de vinho sem que suas propriedades se estraguem são uma temperatura constante entre 11ºC e 17ºC e uma umidade relativa do ar de 70%. Também é ideal que as garrafas fiquem deitadas, com pouca luz e pouco movimento, pois é descansando que se realça o sabor do vinho.


O tamanho ideal

O tamanho da dega também varia de acordo com a quantidade de garrafas que você quer guardar e consumir. Um restaurante, obviamente, vai guardar muito mais bebidas do que uma casa, por exemplo. Por isso, têm adegas pra guardar um mínimo de 6 unidades até as capazes de armazenar 81 garrafas num ambiente extremamente controlado.
                                                  

Sabia que tem vinhos que melhoram depois de um tempo armazenados? Isso mesmo! Eles ficam com aromas mais complexos, macios e mais saborosos. Por isso, devem ser guardados por muito tempo. Então, se esses são os vinhos que você deseja comprar, o ideal é ter uma adega bem ampla, tá?


O envelhecimento do vinho

Os bons vinhos possuem um tempo de amadurecimento pra serem considerados prontos ou ideais. É que antes de um determinado tempo eles ainda não têm todas as qualidades sensoriais, visuais, aromáticas e gustativas. É só depois de um certo tempo que eles ficam perfeitos para serem bebidos. E as adegas existem pra prolongar esse processo de envelhecimento até que sejam consumidos na hora em que você desejar.

                                    

O processo de envelhecimento ideal é feito por de reações químicas de redução, sem a presença de oxigênio. São essas reações de redução que geram os sabores mais agradáveis e complexos. É que oxigênio mata o sabor e é fatal pro vinho, porque o transforma com reações de oxidação. Essas reações geram ácido acético, também conhecido como vinagre. E quando o vinagre é gerado, o vinho estraga. Por isso, é ideal deixar a garrafa tombada, pra que o vinho fique sempre em contato com a rolha e evite que ela resseque e que o ar entre.

Viu só como é útil uma adega climatizada? Então escolha a sua agora mesmo aqui no Magazine Luiza.