Acessórios pra pintar a casa

A+ A-

Gente, pintar as paredes é um jeito prático, rápido e bacana de renovar o visual da sua casa, né? E com os equipamentos certos, é algo que você mesmo pode fazer se quiser! Mas, se você não sabe muita coisa sobre esses kits de pintura, não tem problema, eu te conto tudo. Olha só as minhas dicas:


Bandeja: a bandeja serve pra te ajudar a pegar a quantidade ideal de tinta no rolo ou pincel e evitar aqueles respingos, sabe? Além disso, ela é mais prática de carregar enquanto pinta as paredes do que a lata de tinta.


Caixa multiuso: Pessoal, tudo vai ficar mais fácil se os equipamentos estiverem organizados, viu? E pra isso a dica é usar a caixa multiuso, ela tem várias divisórias pra você colocar todos os acessórios que vai precisar antes, durante e depois da pintura. Algumas têm até suporte pra rolos. Bem prática, né?

Escada: alguns lugares são difíceis de pintar até com o extensor de rolos, né? Por isso, você pode precisar de uma escada. Com ela você vai conseguir ver de pertinho cada detalhe. E tem modelos de escada que dá até pra você regular a altura.


Lixas: Você vai precisar também de uma lixa pra lixar toda a parede antes de pintar, assim você tira a tinta velha e acaba com as ondulação que tiver na parede. Mas na hora de comprar, atenção: tem vários tipos de lixa pra alvenaria, você precisa escolher a ideal pra sua parede, combinado?


Massa corrida: Depois de lixar a parede, alguns buracos podem ficar visíveis, viu? Como aqueles de pregos que foram usados pra segurar quadros. Por isso, a dica pra deixar a parede lisa é passar a massa corrida antes da tinta. Ah, e pra passar essa massa você vai precisar de uma espátula, viu?


Misturador: Cabo de vassoura, nem pensar! O misturador é o acessório ideal pra misturar bem a tinta na bandeja, tá? O formato dele é pra deixar a mistura da tinta lisa e homogênea. Mas, pra usar o misturador, ele precisa estar bem limpo e seco, viu?


Óculos de proteção, luvas e máscara facial: como você vai mexer com produtos químicos e tintas na hora de pintar, é provável que tenha muitas impurezas no ar e você sinta cheiros fortes. E pra evitar alergias, irritações ou qualquer tipo de mal-estar, o ideal é usar os óculos de proteção, as luvas e a máscara facial, tá? E a dica é usar esses itens de proteção juntos o tempo todo. Quer saber mais? Eu fiz uma matéria especial falando sobre eles. Olha aqui .


Pincéis e trinchas: Os pincéis podem ter pelos naturais ou sintéticos, e eles são ideais pra pintar rodapés e outras áreas pequenas, sabe? E na hora de finalizar a pintura, o pincel tipo trincha tem cerdas especiais, próprias pra dar aquele acabamento nos lugares mais difíceis, como a divisão entre o teto e a parede.


Rolo de pintura: você vai precisar muito dele também, viu? O rolo é tão importante quanto a tinta. Se a tinta for à base de água, o ideal é usar um rolo de lã. Ele pode ser de fibra natural, sintética ou mista. Já pras tintas com solventes, a dica é usar o rolo com espuma de poliéster. Ah, pra pintar lugares mais altos com ele é só usar um extensor de rolo. Legal, né!


E pra terminar, uma dica especial: se você é iniciante em pintar os cômodos da sua casa, coloque fita crepe nos rodapés e batente das portas, viu? Assim, não corre o risco da tinta respingar, escorrer ou manchar essas áreas.


Se você vai pintar sua casa, agora já sabe que o Magazine Luiza tem todos os acessório para pintura!