A vapor cozimento saudável!

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É muito simples e traz ótimas vantagens pra sua saúde conservando os nutrientes!

A história da panela a vapor começa... antes das panelas! Isso mesmo. Os primeiros utilizadores do método de cozer os alimentos a vapor eram da China Antiga. Naquela época, a comida era cozida em redes de bambu. Mais tarde, no século XVII os primeiros modelos de panela de pressão com válvulas de segurança, alavancaram a utilização deste tipo de cozimento.

No início dos anos 80, surgiram as primeiras panelas a vapor elétricas, uma verdadeira revolução que garantia alimentos mais saudáveis, método de preparo aprimorado e economia de energia.

Diferenciais do cozimento a vapor

Cozinhar no vapor é fácil, prático e traz ótimas vantagens: como menor perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais. A variedade de alimentos que podem ser preparados a vapor é muito maior do que a maioria das pessoas imagina. A lista começa com legumes, verduras e segue por peixes, frutos do mar, aves e carnes magras, que devem ser previamente bem temperadas.
 
Além disso, os alimentos não entram em contato com o oxigênio durante o cozimento. Isso impede a oxidação dos nutrientes, que é prejudicial à saúde. Outra vantagem: o valor calórico dos alimentos diminuí, pois não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura. 

E claro, o sabor. Ah, o sabor! Os alimentos têm sua cor, o aroma e a textura natural são preservados melhorando e muito a experiência do paladar.

Claro que obter todas essas vantagens você precisa da panela certa.

As panelas e sua utilização

Hoje em dia existem panelas próprias para cozimento no vapor. Os modelos são variados, podem ser levados ao fogão ou até mesmo elétricos, e tem vários andares podendo cozinhar diversos pratos ao mesmo tempo e, assim, economizando energia.

Observe se os modelos que você está avaliando têm superfícies antiaderentes que facilitam a limpeza e se podem ser fechadas hermeticamente. Panelas para cozimento a vapor precisam ter esta funcionalidade para um cozimento perfeito.

Algumas dicas de utilização

? Ao acondicionar os alimentos previamente temperados para o cozimento, os mesmos devem ser dispostos sem serem pressionados, permitindo assim, um espaço para uma melhor circulação do vapor úmido entre eles;

? O alimento não pode encostar na água durante o cozimento. Tome cuidado com a altura da cesta para que ela não fique mergulhada na água;

? Dê ainda mais sabor aos alimentos acrescentando ervas, gengibre, alho, folha de louro ou especiarias á água. Se você preferir, substitua a água por sucos, vinho ou leite;

? Feche a panela hermeticamente para evitar a perda de vapor, mantendo assim o aroma, a cor e a consistência do alimento. Evite abrir a panela durante o cozimento, pois isso pode interromper a circulação do vapor.

? Está achando que a água vai "secar" antes de terminar o cozimento? Mantenha sempre uma chaleira de água fervente pronta para este tipo de emergência;

? Peixes ideais para cozimento no vapor: linguado, salmão e as variedades da pescada.

Fique de olho no tempo de preparo de alguns alimentos no vapor:

VEGETAIS

TEMPO DE COZIMENTO
(EM MINUTOS)

ABÓBORA ATÉ QUE A POLPA FIQUE MACIA
ABOBRINHA 3 A 5
ACELGA 3
ALCACHOFRA 7 A 9
ALHO-PORÓ 3 A 5
ALMEIRÃO 3
ASPARGO 3 A 6
BERINJELA 3
BETERRABA ATÉ QUE A POLPA FIQUE MACIA
BRÓCOLOS 4 A 6
CENOURA (INTEIRA) 6 A 8
CENOURA (PEDAÇOS) 3
CHICÓRIA 3
COGUMELO 3
COUVE 3
COUVE-DE-BRUXELAS 6
COUVE-FLOR 4 A 5
ERVILHA 2 A 3
ERVILHA-TORTA 3
ESPINAFRE 3
FEIJÃO EM FAVA 6 A 9
MANDIOQUINHA 2
MILHO VERDE (ESPIGAS) 4 A 6
MILHO VERDE (GRÃOS) 3 A 5
NABO (PEDAÇOS) 3
PALMITO 4 A 5
PIMENTÃO 3
QUIABO 4 A 5
REPOLHO 3
SALSÃO 3
VAGEM 3