A importância do Sifão

A+ A-

                 

O sifão é aquela peça em formato de S ou U - alguns podem ser retos também - que fica encaixado embaixo das pias, lavabos ou tanques, seja dos banheiros, cozinhas, quintal etc. Já sabe do que estou falando, né? :)


Apesar de ser uma peça simples, a função dele é muito importante. Pois, além de  conectar diretamente o ralo com a tubulação de água, o sifão evita que os gases e o mau cheiro do encanamento voltem para dentro da casa. Por isso é importante escolher um modelo de boa qualidade, viu?


Ou seja, todos os pontos da rede de águas da sua casa precisam de um sifão, viu?! Dentro dele, tem uma curvatura, que fica sempre com um pouco de água. E é justamente por causa dessa água que os gases não conseguem voltar da tubulação de esgoto.

                


Material


Os sifões podem ser de PVC, que é um plástico mais resistente, ou polipropileno dá pra você usar em lugares que não dá pra ver, pois eles não são um material muito bonito, sabe?! Agora, em lugares que ficam à mostra, um sifão metalico é ideal, pois eles são mais bonitos e duram mais também.


Outra coisa legal e bem prática, é que tem alguns modelos de sifão que vêm com um copo que dá pra você tirar e limpar, tanto pra manutenção do sifão, quanto se tiver entupido por causa de sujeiras acumuladas.


Pras pias de cozinha, banheiro e tanque o ideal é usar o sifão extensível, porque dá pra instalar ele do jeito que você precisar.

                 


Tipos de sifão


Existem diferentes tipos de sifão, olha só:


Sanfonado - este é o mais versátil, porque você consegue flexionar ele pra diferentes direções. A estrutura mole dele permite isso. Assim, fica mais fácil alcançar a conexão com o esgoto. Dependendo do modelo ou material, ele pode ser branco, cinza ou metalizado.


Sanfonado com Copo - tem as mesmas características do sanfonado, só que com outro detalhe: um copo removível que facilita a limpeza de resíduos que podem entupir o sifão.


Fixo - é de metal e não tem como ajustar, por isso a instalação precisa ter um encaixe perfeito com a cuba da pia e o ralo. A vantagem desse modelo é a resistência e durabilidade.


Articulado - pode ser de metal ou PVC rígido. Com esse tipo de sifão a instalação não precisa ter um encaixe perfeito entre a tubulação e a saída de água como o modelo fixo, pois ele é ajustável. Tem um acabamento liso e bem bonito.


Rígido com Copo - esse sifão é reto e não tem curvas porque ele tem aquele copo que já faz o papel da água nos sifões com curvas. Mas, dá pra regular a altura do encaixe, viu?! Têm nas opções branco e cromado.


Agora, se você quer saber mais sobre a manutenção do sifão, eu conto aqui.


E aqui no Magazine Luiza você encontra o sifão ideal pra sua casa! :)