A importância de um bom sono

A+ A-

Você sabia que ter uma noite de sono relaxante é muito importante para a saúde? Além de alimentação equilibrada e alguns cuidados com o corpo e a mente, o colchão é peça fundamental para você conseguir ter um sono restaurador. Repare que quando ele está velhinho, você sente desconforto e até dores nas costas. Isso impacta diretamente no seu bem-estar causando estresse, cansaço, dores musculares e até problemas emocionais. Quer saber mais sobre isso? Olha só!       

                                                                            

A importância do sono

Como eu disse é durante o sono que o corpo se recupera, especialistas afirmam que as pessoas que não dormem direito têm, além de baixa disposição, uma propensão maior ao envelhecimento precoce, infecções, hipertensão, diabetes e obesidade. Ao dormir, seu organismo produz hormônios essenciais para o seu bom funcionamento.

Para crianças, isso é ainda mais grave, viu? Um dos principais hormônios liberados é o do crescimento, durante a primeira fase do sono profundo. Este hormônio também está ligado ao excesso de peso e a resistência dos ossos.

Conheça as fases do sono

Tudo funciona assim: na fase 1, o corpo está descansado e é tomado pela sonolência e a pessoa perde a consciência. Já na 2, o sono é leve. Nesta fase, os músculos estão todos relaxados, a temperatura corporal cai e a atividade cardíaca diminui, assim como o ritmo respiratório. Mas, é na fase 3 e 4 que os níveis de sono estão cada vez mais profundos. Acordar uma pessoa nestes dois estágios é mais difícil que nos anteriores. A reparação de tecidos da pele e a liberação de hormônios importantes do corpo acontecem nesses momentos, sabia?

E ainda tem o sono REM, sabe o que é? Eu explico! É a fase quando você dorme que estimila seus sonhos. É o sono profundo, caracterizado por movimentos rápidos dos olhos (daí a sigla em inglês Rapid Eye Movement). Este momento é o mais importante para a saúde da atividade cerebral e o bem-estar da pessoa. Interessante, né?

Para você aproveitar bem todas essas etapas do sono escolha um colchão e também o travesseiro de qualidade.  Depois disso, não se esqueça de fazer o rodízio do colchão de tempos em tempos, hein?! Quando isso não acontece a espuma fica marcada com o peso do corpo e ele fica todo deformado e pode prejudicar a sua coluna! Muita atenção a isso e não deixe de trocar o seu colchão por um novo sempre que for necessário.

Viu só como é importante uma boa noite de sono?