A bola ideal para cada criança

A+ A-

                   

Na hora de escolher uma bola pro seu filho, você deve levar em conta a idade dele, tá? Pois nem sempre aquele modelo que ele gostou é o mais adequado. Por isso, separei algumas dicas que vão te ajudar nessa hora:


Bebês - até dois anos

Quando a criança ainda não consegue sentar sozinha, o ideal são as bolas de chocalhos, feitas de tecido macio, que não machucam. Elas servem pro bebê mexer e fazer barulho pra chamar a atenção deles!


Também têm aquelas bolas de plástico colorido, bem leves, que são feitas pra jogar com as mãos. Só não dê as bolas muito pequenas pois o bebê pode engolir.


E quando as crianças estiverem dando os primeiros passos, já podem ganhar  uma bola de EVA, que é bem macia, fácil de carregar e de chutar. Nessa fase, eles vão usar mais as mãos pra brincar, então, a bola também deve ser pequena, tá?


Dos dois aos seis anos

Nessa fase a criança tá desenvolvendo a coordenação motora, e a bola é um ótimo brinquedo pra estimular isso, pois mexe com todos os músculos do corpo. 


E as melhores opções são as bolas em EVA ou vinil, elas são de borracha levinha e macia. Assim, fica fácil pra criança chutar ou jogar a bola pra cima, tranquilamente sem perigo de se machucar.


Ah, e mesmo as bolas de esporte, como futebol, vôlei, basquete ou futebol americano, devem ser de EVA ou vinil e de tamanho infantil, tá? Uma bola de adulto pode machucar a criança, porque é bem mais dura e pesada.


A partir dos 7 anos até os 12 anos

As brincadeiras de esportes em grupos como vôlei, futebol e basquete fazem muito sucesso com as crianças, que já desenvolveram a coordenação motora e entendem as regras dos jogos.


Essa é uma bola de vôlei, tá?

 

Por isso as bolas podem ser maiores, mas ainda assim precisam ter um tamanho adequado e serem mais leves que a de adultos, pras crianças não fazerem muita força física. Assim, uma bola infantil deve pesar em torno de 500 gramas, não mais que isso, viu?


Agora, o material pode ser de PVC, que é um plástico bem resistente, mas é mais leve e macio que o couro, usado nas bolas de adultos.


Já a partir dos 13 anos, a criança é considerada adolescente, daí já dá pra brincar ou jogar com as bolas de adultos, tá?


Ah, e pra saber se a bola é realmente indicada pra idade da criança, é só dar uma olhadinha no selo do Inmetro que fica na embalagem. Ele garante que o produto é super seguro pra turminha brincar a vontade!


Se você procura por bolas infantis, aqui no Magazine Luiza tem!