A beleza dos fios brancos

A+ A-

Os cabelos brancos chegam e junto com eles o desespero. Diante dessa novidade, você tem duas medidas a tomar: adotar o estilo ou pintar os fios. O que acontece é que os cabelos estão perdendo melanina, pigmento responsável pela coloração. Sem essa proteína, os cabelos engrossam e ganham volume, mas ainda pode ser domado. Se você decidiu que já é hora de ficar com as madeixas esbranquiçadas, saiba que isso não te exime de cuidados. Por um lado existe a facilidade de não precisar mais tingir, mas por outro vale lembrar que esses cabelos precisam de uma série de cuidados diários.
 
Especialistas aconselham a quem vai deixar a cabeleira branca cortar sempre em comprimentos menores. Outra dica importante é não arrancar os primeiros fios que aparecem. Não é mito, ele vai nascer de novo ? e ainda mais forte.
 
Segundo especialistas, existe uma idade para começar a ter fios brancos, mas fatores genéticos e hereditários também contam. De uma forma geral, mulheres brancas começam a ver esse sinal entre os 35 e 45 anos. As amarelas entre 45 e 55 anos. E as negras após os 55 anos. Outro esclarecimento importante é que, diferente do que se imagina, estresse não causa fios brancos, causa apenas queda de cabelo. Assim, você pode acreditar que tem cabelo branco antes da hora, mas na verdade a quantidade de fios colorido que diminuiu.
 
Existe um
shampoo específico, chamado shampoo violeta, que também deve ser usado uma ou duas vezes por semana. Esse produto possui uma pigmentação capaz de neutralizar o amarelado típico dos fios envelhecidos. O resultado é um tom mais vivo. As madeixas brancas são mais rebeldes e o shampoo violeta pode ressecar ainda mais os fios. É necessário então caprichar na hidratação. O aconselhável é fazer uma vez por mês no salão, e usar máscara em casa.
 
O protetor solar é essencial, já que os cabelos brancos são mais sensíveis ao sol.
Leavin-in é outra boa pedida. O produto forma uma camada que protege e dá brilho aos fios. Não aplique demais para não deixar uma aparência pesada. Invista ainda em óleo, como o de argan, que ajuda a nutrir os fios.
 
Agora, se você acha que ainda não está na hora de assumir os brancos, comece usando tonalizantes para escurecer ou clarear os fios. Esse produto pinta e hidrata ao mesmo tempo. Só vale ressaltar que quanto mais escura for a cor, mais rápido será preciso retocar. Se você tem poucos fios e quer disfarçar em pouco tempo, o truque é simples: prenda o cabelo e, nos fios perdidos que sobrarem, aplique rímel à prova d?água. Se você precisa de um suporte mais duradouro, o tonalizante vai ajudar no disfarce. Uma solução mais duradoura é a loção progressiva. Aplique uma vez na semana e verá o resultado em um mês.
 
O branco dos cabelos é uma ação natural do tempo. Se você ainda precisa se acostumar com a ideia, os disfarces podem ajudar. Contudo, lembre que a beleza não depende da cor dos cabelos, e sim do cuidado que você dá a ele, independente da coloração ou do tamanho. Meryl Streep em ?O Diabo Veste Prada? que o diga...