Gilberto Gil
Toda a letra, prosa e poesia deste eterno novo baiano
Falar de Gilberto Gil é um grande prazer, né? É como recontar a história da música e da arte no Brasil. Ele é, sem dúvida, uma das maiores personalidades da MPB! O baiano Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Ituaçu no interior da Bahia, tem carreira internacional com um Grammy na categoria Melhor Disco de World Music em 1998 e um Grammy Latino em 2003. Foi também Ministro da Cultura, no governo Lula. Uau!
Ele começou a tocar violão ainda nos anos 50, por influência de João Gilberto, um dos criadores da bossa-nova. Pouco tempo depois gravou seu primeiro compacto, época em que conheceu os parceiros mais influentes em sua vida: Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.
Olha só que curioso: só seguiria na carreira artística após o sucesso no programa ?O Fino da Bossa?, apresentado por Elis Regina, largando o emprego de executivo e assinando seu primeiro contrato.
Após lançamentos de seus primeiros álbuns e participações em festivais de música, gravou o
históricos ?Gilberto Gil? e ?Tropicália ou Panis et Circensis?, em 1968, que contaram com participações de Os Mutantes, Torquato Neto, Capinam, Gal Costa, Tom Zé e Nara Leão. Esses discos fizeram história!
Um livro interessante sobre Gilberto Gil:
Todas as Letras
Para os fãs, o livro é um item indispensável, pois reúne todas as letras já compostas por Gil até meados dos anos 90, totalizando cerca de 420 canções. Além disso, ?Todas as letras? traz comentários do compositor sobre o processo criativo de 80 de suas canções mais representativas. As ilustrações e fotos também são um belo presente que ajudam a recontar a história deste incrível artista. A obra conta ainda com uma cronologia da vida pessoal e artística de Gil - incluindo discografia completa - e ensaios sobre sua obra escrita por José Miguel Wisnik e Arnaldo Antunes.
Que tal curtir ?Todas as Letras?, a musicalidade e a presença de Gilberto Gil? Eu adoro!