Pneu para Ônibus e Caminhão

+ continuar lendo

Gente, a escolha certa do pneu para ônibus e caminhão é fundamental pra dar mais segurança e até gerar economia, viu? Isso porque o uso de um modelo errado pode demandar mais manutenção e gastos desnecessários, além de botar a vida do motorista e passageiros em risco. Agora, vem comigo que separei algumas dicas rápidas pra te ajudar nessa escolha. Olha só:

- O primeiro passo é saber se o seu ônibus ou caminhão vai rodar mais no asfalto, na estrada ou na terra mesmo. É que existem modelos de pneus mais adequados pra cada um desses locais.
- Outro ponto importante no momento da escolha é saber o peso aproximado que o veículo vai carregar e a velocidade média que ele roda, tá?
- Além disso, é preciso checar qual é o tamanho de pneu indicado pelo fabricante pro seu modelo. No manual de instruções você encontra essa informação!
- E tem mais! A parte do pneu para ônibus e caminhão que entra em contato com o solo também merece atenção. Afinal, tem pneus que são all position, ou seja, podem ser colocados em qualquer posição na estrutura de pneus. Já outros tipos possuem posições específicas em cada eixo.
- Pro tráfego da cidade, o pneu mais indicado é o de alta severidade. Já pra um trajeto rodoviário, a dica é usar o pneu de baixa severidade, pois favorecem a velocidade e economia de combustível.
- Um trajeto regional pede um pneu de média severidade. Já pra um trajeto misto, o pneu também deve ser misto. E por último, um trajeto fora da estrada merece um pneu off-road, pois é o mais indicado pra locais acidentados, com pedras e terra.
- Ah, e se tiver alguma dúvida mais específica, vale consultar seu borracheiro de confiança, tá? Assim você escolhe o melhor pneu para ônibus e caminhão.

Gostou das dicas? Agora é só escolher seus novos pneus para ônibus e caminhão aqui no Magazine Luiza!